Polícia Militar Ambiental realiza reunião com pescadores na Câmara de Colômbia sobre normas e fiscalização no Rio Grande

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

16 de julho de 2025

Imagem de capa da Notícia

Encontro contou com participação de mais de 40 pescadores, representantes da SEMIL, vereadores e autoridades municipais para tratar das regras de pesca e ações de fiscalização.

A Câmara Municipal de Colômbia sediou, no dia 3 de julho, uma reunião entre pescadores profissionais, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), vereadores e autoridades municipais.
O encontro foi viabilizado após reunião anterior entre o prefeito Júlio César dos Santos, o Tuta, dois representantes dos pescadores e o comando da Polícia Militar Ambiental em São José do Rio Preto, com apoio do deputado estadual Itamar Borges (MDB). Na ocasião, foi definida a realização de uma reunião em Colômbia para esclarecimentos e diálogo com os pescadores locais.
Simultaneamente, a vice-prefeita Eloisa Monteiro Prado Custódio e o presidente da Câmara Municipal, Roberto José Custódio Junior (Tuluzão), participaram de agenda com a secretária estadual Natália Resende, o diretor de Proteção e Fiscalização Ambiental do Estado de São Paulo, André Rocha, demais integrantes da SEMIL e pescadores da cidade. Essa reunião foi articulada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania).
A pauta principal do encontro foi a legislação ambiental aplicada à atividade pesqueira, com espaço para apresentação de reivindicações e discussão sobre a atuação da Polícia Ambiental nas fiscalizações realizadas no município.
Estiveram presentes o tenente-coronel John Heberth Rodrigues, oficiais do 4º Batalhão de Polícia Ambiental e integrantes do Grupo Especial de Polícia Ambiental em Áreas de Risco (GEPAAR), além de vereadores e representante da colônia de pescadores.
Mais de 40 pescadores participaram da reunião, que abordou as normas de pesca no Rio Grande, incluindo a prática de pesca predatória nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia. Também foram debatidas propostas para aprimorar a fiscalização, identificação de pescadores profissionais e a criação de uma cartilha com orientações específicas para a região.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia